Solução se Você Caiu num Golpe do Pix

Como Anular um Golpe do Pix

Entrar em contato com seu Banco e principalmente com o Banco Recebedor(o Banco onde foi transferido o pix).

Neste caso existe um mecanismo criado pelo Banco Central que se chama “Mecanismo Especial de Devolução Específico para Pix”.

Assim se percebeu que caiu no golpe você tem até 80 dias(melhor fazer isto o quanto antes) para contatar o banco recebedor e pedir bloqueio. Mas paralelamente já começar um Boletim de ocorrência, já tentar começar uma investigação para provar que caiu num golpe.

Enquanto isso o Banco que recebeu o Dinheiro, vai bloquear o dinheiro no banco, o dono daquela conta não vai conseguir sacar, até entender o que aconteceu..
Se for comprovado o golpe, este dinheiro tem chance de voltar para a pessoa que caiu no golpe

O que é Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é um mecanismo criado pelo Banco Central para ajudar na hora de fazer devoluções em caso de fraudes financeiras, aumentando as possibilidades de a vítima ter seu dinheiro de volta após sofrer um golpe.

Esse mecanismo deve ser acionado pelo banco da vítima. Depois que isso acontece, o recebedor do Pix – no caso, o golpista – tem seus recursos bloqueados até o fim da investigação do caso.

Depois da investigação, caso for comprovado que é uma fraude, o MED devolve o dinheiro para a conta da vítima em até 96 horas. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos.

Passos para reclamação:

Você deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que você fez o Pix, quando você for vítima de fraude, golpe ou crime. Funciona assim:

você reclama na sua instituição;

a instituição avalia o caso e, se entender que faz parte do MED, o recebedor do seu Pix terá os recursos disponíveis bloqueados na conta;

o caso é analisado em até 7 dias. Se for concluído que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, em até 96 horas você receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente), se houver recurso na conta do fraudador;

Caso a devolução tenha sido feita parcialmente, o banco do fraudador deverá realizar múltiplos bloqueios ou devoluções parciais sempre que forem creditados recursos nessa conta, até que se alcance o valor total da devolução ou 90 dias contados a partir da transação original.

O MED também pode ser utilizado quando existir falha operacional no ambiente Pix da sua instituição, por exemplo, se ela efetuar uma transação em duplicidade. Nesse caso, ela avalia se houve a falha e, em caso positivo, em até 24 horas o dinheiro é devolvido.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Scroll to Top