Apontado como uma das melhores maneiras de fazer divulgação, o vídeo marketing se destaca por apresentar um conteúdo mais completo, que mistura entretenimento e informação. Nesse artigo, falaremos sobre como aplicar essa estratégia em seu e-commerce para expandir sua divulgação e tornar sua empresa mais conhecida, atrair o público de uma maneira mais divertida e carismática, transformar esses novos visitantes em consumidores (aumentando suas vendas) e, posteriormente, fidelizá-los.

O vídeo marketing nada mais é do que campanhas de marketing transformadas em conteúdo audiovisual. Esse artifício pode (e deve) ser usado em todas as etapas, desde a atração do cliente até o pós-venda. Mas atenção: para cada etapa usa-se uma estratégia diferente, mas todas comportam o uso de vídeos.

Pesquisa sobre o consumo de vídeo pelos brasileiros

O Google fez uma pesquisa em parceria com a BOX 1824 (empresa de pesquisa de comportamento do consumidor e tendências, que realizou a parte qualitativa com 200 pessoas, em janeiro de 2018) e o instituto de pesquisa PROVOKERS (que fez a parte quantitativa com 3 mil pessoas, em julho de 2018) intitulada “Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018”.

Ela traz dados bastante interessantes: o brasileiro passa uma média de 19 horas semanais assistindo vídeos na web (em 4 anos, o consumo de vídeos através dessa modalidade cresceu 135% – em 2014 eram 8 horas semanais) e os motivos que levam as pessoas a pesquisar pelos vídeos são entretenimento (38,7%), conhecimento (29,8%), conexão (22,3%) e identidade (9,2%).

A pesquisa também mostra que os vídeos são consumidos principalmente através do YouTube, que é tido como um lugar onde é possível encontrar tudo e apresenta as principais tendências em primeira mão. Visto esses dados, podemos afirmar que essa plataforma de hospedagem de vídeos é um lugar que representa a diversidade, abraçando e dando voz a todos os tipos de público.

Mas o que isso interessa para nós? É simples: aonde tem pessoas, têm potenciais consumidores! Essa plataforma não é só um lugar de vídeos, é aonde concentra-se uma grande quantidade de pessoas, de todas os tipos e de todas as tribos, portanto, é fundamental que as empresas se façam presentes lá para conquistarem um público maior.

E, se é uma plataforma de vídeo, o que você deve fazer para ter um marketing certeiro? Produzir vídeos – óbvio! Mas eles devem estar em sintonia com o que é mais pesquisado pelo seu público alvo e o que será divulgado, para prender a atenção de quem assiste. Além de atrair um público maior, você pode usar o vídeo marketing como um diferencial competitivo, porque você transmitirá uma grande quantidade de informações, com qualidade, através de um meio fácil de consumir e em um local onde muitas empresas ainda não investem tanto.

Benefícios do vídeo marketing para o e-commerce

Para o e-commerce, o vídeo marketing é uma excelente estratégia para destacar seus produtos de uma forma mais interessante, podendo ser usado para mostrar suas características e benefícios, algumas dicas de uso (tutoriais), depoimentos de clientes que já usaram, em e-mail marketing para atrair a atenção, enfim, existem diversas possibilidades para utilizar esse formato audiovisual. E sabe o que ele traz de retorno?

1. SEO: o vídeo proporciona uma melhor experiência de compra ao cliente, além de mantê-lo mais tempo em sua página, dessa forma, o algoritmo do Google identificará que seu conteúdo é relevante e melhorará seu ranqueamento. Agindo assim, a chance do seu e-commerce aparecer nas primeiras páginas dos buscadores será muito maior, o que te dará uma maior visibilidade;

2. Experiência de compra: os consumidores preferem quatro vezes mais assistir a um vídeo do que ler sobre o produto. Outro ponto é que supre a carência do usuário de não poder chegar perto do objeto, tocando-o, olhando os detalhes, etc. Além disso, é possível mostrá-lo em funcionamento, assim, o consumidor consegue “sentir o gostinho” de ter aquele produto, aguçando mais ainda sua vontade de comprar – tornando a oferta irresistível;

3. Aumenta as conversões: a pessoa se sente mais confortável e seguro em consumir algo depois de assistir vídeos relacionados que mostram tudo o que um produto promete (características principais, usabilidade e performance). Além de tirar as dúvidas, inspirar confiança e passar credibilidade, o vídeo encanta, porque mostra como aquele objeto poderia ser útil na vida dele – e o encantamento aliado ao sentimento de segurança aumenta as conversões.

Conclusão

Portanto, seja para melhorar a conceituação da imagem da sua empresa, aumentar o tempo de permanência do usuário em sua plataforma, tirar dúvidas de formas mais certeiras, diminuir as taxas de desistência de compra (abandono de carrinho), apresentar o produto de forma mais interativa e de fácil consumo, melhorar o SEO, atrair e fidelizar cliente e/ou aumentar as vendas, deve-se trabalhar o vídeo marketing em sua loja virtual, porque esse é o melhor meio de se comunicar com seu público (na era digital, é através dessa ferramenta que o processo de compra torna-se mais humano!).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.