Saber qual o custo de uma loja virtual é uma pergunta que sempre nos fazem, mas a resposta não pode ser genérica nem abrangente sob o risco de sair completamente da realidade do mercado.

Montar uma loja virtual é coisa séria e não adianta tentar pegar atalhos. Barato e fácil não é, ao contrário do que dizem várias pessoas e alguns provedores de hospedagem que oferecem soluções “mágicas”.

Em primeiro lugar você deve ver o custo da plataforma de E-commerce que irá usar. Isso vai variar em muito, dependendo da solução. Soluções como lojas virtuais Open Source certamente são uma opção válida, mas dependendo da complexidade podem ficar bem salgadas em termos de preço.

Para ter uma ideia de quanto custa montar uma loja virtual com a plataformas VEDETES,  não sai por menos de R$ 8.000,00 em uma instalação profissional. O custo de uma loja virtual utilizando outras soluções open source COMO A MAIORIA DAS VEDETES, fica até mais em conta.

As plataformas alugadas ou outros sistemas fazem parte da lista, mas sua aplicabilidade depende dos recursos disponíveis como opções para SEO – Otimização Para Ferramentas de Busca, e outras sem as quais o sucesso do empreendimento fica comprometido. E tem ainda o risco de uma plataforma alugada de os proprietários sumirem do mercado como já aconteceu e o cliente ficou sem a loja, banco de dados. Uma recuperação judicialmente é morosa e longa. Nós do ConcórdiaNet alugamos Plataforma e fornecemos o Banco de Dados para o nosso cliente para acesso diário.

Hoje em dia SEO é tudo em termos de divulgação, portanto, qualquer plataforma que não possua este tipo de recurso esta automaticamente excluída do leque de opções. Resumindo, o custo de uma loja virtual varia bastante em função do modelo de sistema a ser adotado, módulos, scripts, código fonte e layout.

Atualmente nós do ConcórdiaNet dispomos da plataforma Woocomerce WP. Há de se cuidar que muitos “empreendedores” buscam em sites como Mercado Livre, OLX, soluções para sua loja virtual a baixo custo e adquirem temas sem licença, depois vem a dor de cabeça pois a tecnologia muda frequentemente e quem vendeu o script sem serial (hackeado), sumiu ou não sabe resolver. Lojas Open Source há sempre melhorias para serem implantadas pois são grátis, código aberto e frequentemente com bugs. Lojas pagas com licença/seriais como alguns temas do Wocommerce que utilizamos a nossos clientes são atualizadas entre os servidores.

Montar um e-commerce sem preocupação com a divulgação da loja virtual é o famoso tiro-no-pé. Se na loja física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente quando o assunto é a criação de uma loja virtual. Elas precisam de muita divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM. Se você não consegue ser listado(a) em ferramentas de busca  em posições de destaque compromete em muito o sucesso do negócio.

O marketing digital desempenha papel fundamental no plano de negócios de qualquer projeto de e-commerce hoje em dia. Relevar essa variável de custo de uma loja virtual é não levar a sério o seu próprio projeto. Dentro de qualquer planejamento esta verba deve ser determinada com bastante critério, pois nos primeiros momentos da loja o uso do marketing digital é bastante intensivo.

O gerenciamento de lojas virtuais está ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da loja para “a menina da contabilidade que sabe de Internet, ou o filho/parente de uma funcionária/amigo”. Não que eles não tenham capacidade para isso, mas em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que conhecimento sobre navegação na rede. É necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado. Tambem ter conhecimentos de ferramentas como Photoshop, Fireworks, Corel, CSS, etc, pois em uma loja virtual responsiva há um imenso conteúdo para ser inserido como tratamento de imagens, módulos para Text Block, etc, afim de não se perder a responsividade da tecnologia.

O treinamento tanto na etapa de planejamento para implementação da loja virtual, quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja para ferramentas de busca, monitoramento dos acessos – Google Analytics – e outras funções é essencial para o sucesso de um projeto. O treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é um item importante da estrutura de custo de uma loja virtual. A menos que se faça um contrato com seu Web Designer para encampar todo o processo de atualizações, manutenção, divulgação, etc.. Na realidade será um funcionário Free Lancer e está em alta este segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *